Como Escolher Roupa Para Crianças e Bebês
Independente de ser as primeiras roupinhas que você compra para o bebê ou se está atualizando o armário da criança, uma coisa é fato: criança perde roupa muito rápido!
Então, prepare-se para comprar muita roupa!
Como mãe, eu acho que o conforto é fundamental para os pequenos! Afinal, eles brincam, correm, pulam e se sujam.
Você faria uma corrida ou academia usando calça jeans e blusas pesadas? Acredito que não, né?
Então para a criança é a mesma coisa. É difícil se movimentar e brincar com roupas pesadas, duras, cheias de frufru ou armadas.
Mesmo os bebês (que ainda não se mexem muito) merecem roupinhas confortáveis. Eles estão aprendendo tudo sobre o mundo, movimentando bracinhos e perninhas, conhecendo seu corpinho e treinando a coordenação motora. Por que deixá-los com roupinhas desconfortáveis?
Eu sempre digo que gosto de criança usando roupa de criança. Moletom, legging e blusinha, roupinhas coloridas ou cheias de estampa de bichinhos ficam lindas nos pequenos!
Reuni algumas dicas de como escolher as roupinhas do bebê e dos maioriznhos.
Imagem: Pixabay
Bebês
Na hora de montar o enxoval, leve em conta a época do ano que o bebê vai nascer. Se for no verão ou se sua região for muito quente, invista em roupinhas de tecidos leves como malha e suedine. Para o inverno ou regiões mais frias, prefira roupinhas mais quentinhas sem necessidade de encapotar o bebê. Para qualquer época do ano, as roupinhas meia estação são úteis.
Para o Calor Aposte em:
- Body manga curta
- Macacão de malha
- Calças e culote (com pezinho) de malha
- Macaquinho Banho de Sol
Para o Frio Aposte em:
- Body manga longa
- Macacão de plush ou soft
- Calças de moletom
- Casaquinhos de tricô, moletom, plush ou soft
- Meias
O que evitar
Para não causar desconforto no bebê, evite golas, babados, bordados, elásticos muito apertados, tecidos duros e pesados.
Não que você não possa ter roupinhas mais estilosas, mas deixe essas opções para os passeios. No dia a dia em casa, o ideal é a criança ter liberdade de movimento.
Com um clima de meia estação, por exemplo, você pode deixar a criança apenas de body e calça confortável ou só de macacão.
Dica
Geralmente, o bebê começa a engatinhar por volta dos 8 meses, nessa fase, é fundamental vestir a criança com roupas que não prendam o movimento. Evite macacões (use apenas como pijaminha) e calças com pezinho. Quanto mais livre a criança estiver, mais habilidades ela poderá desenvolver.
Imagem: Pixabay
Crianças
Se você já tem crianças acima de 1 ano, provavelmente, já percebeu o quanto eles se sentem desconfortáveis com algumas roupas. Talvez seu filho já esteja até escolhendo as roupas que prefere usar.
Já ouvi relatos de mães falando: "Meu filho só quer usar a mesma camiseta ou a mesma calça de sempre". Provavelmente, essa roupinha traz conforto, tipo aquele tênis velho, que já está laceado e não machuca o pé, sabe?
Para o Calor Aposte em:
- Blusa manga curta
- Shorts e Bermudas de tecidos leves
- Conjuntos de Verão
- Vestidos leves
- Calça legging
Para o Frio Aposte em:
- Conjunto de moletom, plush ou soft
- Blusa manga longa
- Casacos leves
Aquela jaqueta pesada, grossa pode ser necessária para algumas regiões onde o frio é intenso, mas use apenas quando for necessário, pra sair na rua, por exemplo.
Uma peça controversa é a calça jeans. É uma roupa muito usada na nossa sociedade, mas tem alguns modelos com material tão grosso e pesado, que fica difícil se movimentar. É possível encontrar calça jeans de tecido maleável. A criança fica confortável, sem perder o estilo.
Dica
Meninas ficam lindas de saias e vestidos. Elas podem e devem usar o que quiserem, desde que se sintam bem. Não é legal ver uma menina toda hora puxando a saia pra baixo ou de vestido tomara que cai incomodando. Prefira vestidos e saias mais confortáveis.
Para meninos ou meninas, um conjunto infantil é sempre um bom investimento. Geralmente, sai mais em conta do que comprar peças avulsas e já combina entre si, formando um look legal.
Imagem: Pixabay
Independente da estação, prefira tecidos maleáveis, como por exemplo: malha, suedine e viscose no verão. Plush, moletom ou soft no inverno.
Tem quem goste de vestir os filhos sempre na moda, como mini fashionistas. Se você faz parte desse grupo e seu filho gosta desse estilo, vá em frente. O que não é legal é forçar a criança a usar algo que ela não quer.