O Que é o Colostro? - Dicionário da Mãe de Primeira Viagem
Se você é mãe de primeira viagem, certamente, deve estar ouvindo uma série de termos novos: colostro, pega correta, mecônio, cueiro,....
Para ter ajudar a entender o que significa cada um deles vou fazer uma série de posts com o tema "Dicionário da Mãe de Primeira Viagem" explicando sobre cada um deles.
Hoje vou falar sobre o Colostro. O que é? Qual a sua importância? Quanto tempo dura?
O Que É
Colostro é primeiro leite produzido pela mãe.
É um líquido com consistência espessa e levemente transparente. Pode ter um tom amarelado ou esbranquiçado, mas é mais transparente e mais líquido que o leite materno.
É rico em nutrientes e é suficiente para alimentar o bebê nos primeiros dias de vida.
Geralmente é produzido em pouca quantidade, de acordo com a demanda do bebê.
Qual a Importância
O colostro tem uma importante função no sistema imunológico dos seres humanos.
É rico em vitamina A, E, K, leucócitos, proteínas e carboidratos.
Ajuda no desenvolvimento intestinal do bebê, diminui o risco de icterícia, ajuda a prevenir o bebê contra infecções, alergias e outras doenças.
É a primeira e melhor vacina para seu filho.
Quanto Tempo Dura
Na verdade, o colostro começa a ser produzido ainda durante a gravidez. É comum algumas mulheres perceberem que um líquido espesso e transparente está "vazando" dos seios. É o corpo se preparando para a chegada do bebê.
Também é normal que algumas mulheres só produzam o colostro pouco antes ou após o nascimento do bebê.
Você já deve ter ouvido a expressão "quando o leite descer". Isso porque logo que o bebê nasce, o que ele vai sugar no peito da mãe é somente o colostro. O leite materno (aquele leite branquinho que conhecemos) só começa a ser produzido alguns dias após o parto. Geralmente, em torno de 2 a 3 dias, mas pode levar até uma semana para o leite substituir o colostro.
Como o colostro é rico em vitaminas, é o alimento suficiente para seu filho nos primeiros dia de vida. Mesmo que a produção de colostro seja em pouca quantidade não há necessidade de complementar a amamentação com fórmulas (converse com o médio as respeito).
Por essa e outras razões, o leite materno é o único e melhor alimento que seu filho precisa nos primeiros meses de vida. Incentive a amamentação e não hesite em procurar ajuda, se necessário.
Leia também as Dicas de Como Preparar as Mamas para Amamentação